O Quê e o Porquê

O homem pensa, avalia e argumenta na tentativa de entender a natureza das coisas e o próprio sentido da vida, por isso, as duas principais palavras do vocabulário humano na busca de entendimento, são: o quê e o porquê.

O Criador, Um Ser Indescritível Pela Mente Humana

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Nascer e Morrer, a Lei Natural da Vida

Por Levi Costa

Existem duas datas marcantes para o ser humano, a saber, o dia do nascimento, que é o inicio, quando passamos a existir neste mundo; e a outra é o dia da morte, que é o encerramento da nossa participação no palco da vida.

Então, a vida é fazer parte do mundo, logo, morrer é deixar de fazer parte dele. Aliás, são essas as duas certezas que temos, a de que estamos vivos e que, por estarmos vivos, um dia vamos morrer. Porém, não sabemos quando nem como isso vai acontecer, mas sabemos, com certeza, que vai acontecer. Então, tudo se resume e se define nesses dois fatos inquestionáveis, vida e morte...
- Continua...

É certo que a morte vem para todos, mas a maioria das pessoas não quer envelhecer e nem quer morrer, mas se não morrer jovem vai envelhecer e morrer, pois o tempo passa e leva consigo o que temos de melhor, a saber: a saúde, o vigor, a vida. O problema é que quando a gente aprende a viver já está perto de morrer em razão do tempo que levou aprendendo a viver. Então, não se iluda com a vida ela tem prazo de validade.

Portanto, enquanto vivo eu tenho todo tempo do mundo, mas ao mesmo tempo não tenho tempo algum, pois estando vivo sou um candidato à morte. Cientes disso, vivamos esta nossa curta vida de maneira sábia, prudente e decentemente, pois com a morte se dissipam toda arrogância, prepotência, pretensão, vaidade e todo orgulho daqueles que um dia foram e já não são mais.

Contudo, para evitar o pior, ou seja, a morte, muitos apelam para o além com preces, ritos e rezas, mas é em vão, pois, de uma forma ou de outra, todos morrem, só não se sabe como nem quando vai morrer, mas estando vivo vai morrer. Porém, a causa da morte não é predefinida nem é em razão de quem seja a pessoa, mas diz respeito à morte em si. Saiba, a sepultura é o destino comum a todos os homens, grandes e pequenos, sábios e ignorante, jovens e velhos, ricos e pobres, crentes ou ateus, enfim, a todos igualmente.

Portanto, se a pessoa nasceu, um dia ela vai morrer, porque nascer e morrer é a lei natural da vida, pois há tampo de nascer e há tampo de morrer. Assim, digo: o homem de tudo faz para sobreviver, e o resultado final de toda sua luta é a morte. Por esta razão, as pessoas perguntam: e qual é então o sentido da vida? A resposta é óbvia, a saber, o sentido da vida é viver. A real questão é: como você está vivendo a sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário