O Quê e o Porquê

O homem pensa, avalia e argumenta na tentativa de entender a natureza das coisas e o próprio sentido da vida, por isso, as duas principais palavras do vocabulário humano na busca de entendimento, são: o quê e o porquê.

O Criador, Um Ser Indescritível Pela Mente Humana

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A Pior Escravidão é a Mental

Por Levi Costa

Sistema é: "Conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados. 
Conjunto das instituições econômicas, morais, políticas de uma sociedade, a que os indivíduos se subordinam."

Um sistema pré-estabelecido e pré-definido é baseado em uma estrutura organizada onde conceitos, ideologias, valores ou crenças são formulados e definidos para serem adotados e defendidos pelo grupo que compõe aquele sistema em particular, seja no campo da política, da religião, da ciência, industrial ou de qualquer outra natureza. Portanto, aquilo que se torna uma instituição organizada, passa a ser sistema...
- Continua...

Porém, todo sistema é corrompido e viciado pelos interesses mesquinhos de seus comandantes que visam apenas manter um estado de domínio ditando suas regras para seus próprios interesses. Esses detentores do poder encontraram um meio eficaz de domínio das massas, a saber, o domínio da mente, pois bem sabem eles que: mente dominada, gente escravizada, onde o poder dominante torna-se senhor absoluto da situação.

Assim, o sistema leva as pessoas ao controle para que vejam e para que pensem de conformidade com as suas ideologias como única condição para se viver, ou, se necessário, até mesmo morrer, por essas ideologias. A realidade é que a política e a religião são os dois maiores sistemas de domínio e de controle, pois tem decidido por milênios o que as pessoas devem pensar, o que devem dizer, o que devem fazer e como devem viver, a própria história da humanidade comprova essa triste realidade.

Alguém disse: "depois que me libertei da religião, descobri que sou preso a outro sistema que é chamado de Estado". Assim, a política e a religião são as duas molas que movimentam a vida do homem desde o início de sua história, principalmente daqueles que não pensam ou não querem pensar por si mesmos. Contudo, o bom de não pertencer a nenhum sistema, é que a gente fica vendo os defensores deste ou daquele segmento, partido, denominação, etc., se digladiando em defesa de suas ideologias.

Eu mesmo não faço parte de nenhum sistema, fazer parte é se comprometer e se submeter com as regras de determinado segmento. Eu sou alguém que pensa e avalia as possibilidades existentes sem que a minha mente esteja condicionada a pensar conforme este ou aquele sistema em particular. Para tanto, é preciso não pensar olhando de dentro para fora, mas de fora para dentro, ou seja, não a partir de um padrão sistemático, mas com uma visão livre com base na lógica e na razão de ser de cada possibilidade existente. Por esta razão, eu me considero um livre pensador.

Portanto, a pior escravidão é a mental, nesse caso, o indivíduo é prisioneiro e nem ao menos sabe que é um escravo daquilo, ou daquele(s), que o escraviza. Então, sejamos livres; livres para pensar como seres racionais que somos, pois temos a capacidade de saber racionalmente o quê e o porquê das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário