O Quê e o Porquê

O homem pensa, avalia e argumenta na tentativa de entender a natureza das coisas e o próprio sentido da vida, por isso, as duas principais palavras do vocabulário humano na busca de entendimento, são: o quê e o porquê.

O Criador, Um Ser Indescritível Pela Mente Humana

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Filosofar é Preciso

Por Levi Costa


A grande questão da mente humana, diz respeito ao pensar a realidade da vida e do próprio existir, isso já desde os primórdios da humanidade. Por isso, foram encontrados vestígios de rituais ou crenças, por mais primitivos que fossem, em razão dessas questões.

Portanto, a partir de questionamentos quanto ao propósito da vida e do existir, do tipo: quem somos nós? Porque estamos aqui? De onde viemos e para onde vamos? Foram surgindo argumentações religiosas e filosóficas ao longo da história humana na tentativa de prover respostas a estas perguntas existenciais...
- Continua...

O problema é que a religião trouxe respostas dogmáticas tidas como "revelação divina", portanto, inquestionáveis. Porém, outras tantas supostas verdades reveladas foram surgindo com o tempo, cada uma, por sua vez, alegando ser a verdade absoluta revelada.

Por outro lado, a filosofia, em seu turno, não se propôs a trazer respostas definitivas como verdade absoluta, mas se dispõe a explorar as possíveis alternativas existentes em um multiverso de possibilidades reais pautada numa visão do todo e não em parte de algo pré-definido e pré-estabelecido como verdade única e, portanto, absoluta.

Outrossim, o pensar filosófico se fundamenta sobre os pilares da lógica e da razão quanto aos fatos de uma questão, pois filosofar nada mais é que fazer valer o ser racional que somos, ou seja, é usar do pensamento racional que nos é próprio como seres pensantes.

Portanto, filosofar é preciso, para não cairmos no exclusivismo do tipo religioso que não se permite pensar além do dogmatismo doutrinário absolutista que lhe é próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário