Essa pergunta pode ser respondida com outra pergunta, esta: "qual deus?", ou seja, o deus de qual religião? É óbvio que se trata do "deus" da religião da pessoa que fez a pergunta inicial, seja um judeu, um cristão, um muçulmano, um hindu, etc., onde cada um desses procura defini-lo segundo a sua teologia sistemática, em que se tem, portanto, uma definição religiosa de um "deus".
Porém, o termo "deus" não é nome próprio, é apenas um título, assim como, por exemplo: Presidente, Rei, Imperador, entre outros. Neste caso, trata-se do deus das religiões, cada uma a seu modo e segundo a sua crença. Eu prefiro me referir ao Criador em vez de deus, este que é concebido e explicado pela religião...
Em relação ao Criador, toda tentativa de explicá-lo será sempre incompleta e, portanto, insuficiente, pois Ele está infinitamente além de quaisquer sistematização doutrinária/teológica ou equação matemática, o máximo que se pode ter é uma interpretação religiosa em particular de um deus, que, nesse caso, não se trata do Criador.
É verdade que quanto ao Criador trata-se de um mistério para o homem, porque nossa inteligência limitada nunca compreenderá o grau infinito de suas perfeições. Contudo, mistério não é sinônimo de incompreensão; é algo que se pode conhecer em parte, conhecer sempre mais, sem nunca chegar a compreender totalmente.
Portanto, há uma diferença abismal no que se refere ao Criador e ao deus concebido e definido pela religião, a saber, um é de caráter religioso, o outro é aquele que podemos admitir como existente, sendo Ele a causa primeira e maior de todas as coisas, porém, tentar defini-lo segundo um conceito religioso é reduzi-lo a um credo específico, neste caso, seria apenas mais um deus religioso e não, de fato, O Criador.
Então, temos o Criador, este sim, é o Supremo Ser do Universo que não está preso nem limitado aos caprichos sistemáticos dos homens e muito menos da religião, seja ela qual for. Portanto, como DEÍSTA que sou, gosto de afirmar: A religião explica um deus, mas ninguém explica O Criador.


Nenhum comentário:
Postar um comentário